PPCI - FRANCISMAR SIVIERO

FRANCISMAR SIVIERO

PPCI - PROJETOS – OBRAS – INSTALAÇÃO – CONTRA INCÊNDIO

Fone 51-91415266

e-mail:francismar.siviero@gmail.com

Rede hidráulica de incêndio e predial – extintores – mangueiras de incêndio – detectores de fumaça – Sprinklers – Pára Raios e Projetos de SPDA - Instalação de alarmes incêndio – blocos autônomos de emergência – Automatização de quadros e painéis para bombas Jockeys e incêndio – Caixas de incêndio

domingo, 11 de dezembro de 2011

O Dia de Gibraltar


PDF
Imprimir
e-mail

















o dia de gibraltar
ESCRITO POR MANUEL SILVA   
30-AGO-2010
Em primeiro lugar, devo avisar que este relato foi feito num tom mais pessoal que os outros artigos que tenho colocado neste site, pois assim parece-me isto beneficia a descrição. Devo também relembrar que este dia, foi o culminar de um ano inteiro de preparação com treinos de duas ou mais horas, cinco ou seis vezes por semana, tanto no mar como na piscina. Os treinos para Gibraltar começaram em Setembro de 2009. Assim, com isto em consideração, pode-se compreender um pouco melhor a importância que este dia teve para nós.
Acordar
Acordámos bem dispostos, após uma noite de sono agitado para alguns, como é normal, mas ainda deu tempo para tocar e cantar o hino de Gibraltar uma vez, antes de partirmos para o cais.

A partida
Chegados ao porto de Tarifa, lá encontrámos o local correcto, onde estava o Sr. António, o patrõn do barco-guia da nossa travessia. No cais houve alguma confusão sobre o número de acompanhantes que podiam seguir no barco, mas lá conseguimos que tudo se resolvesse a bem e que cada um de nós levasse o seu acompanhante em um dos dois barcos. O barco-guia, um pequeno barco veloz e de casco rígido, ia apontando o caminho, e, como o nome indica, era este que o barco que apontava o percurso. Um outro barco, um semi-rígido, seguia mesmo ao nosso lado, para efectuar os abastecimentos e nos controlar mais de perto. A Teresa, minha companheira, ficou com esta responsabilidade. Após tudo estar organizado e esclarecido, partimos de barco até ao pontão do porto de Tarifa de onde partimos, finalmente, em direcção a África.

Hora 1
Coube-me a mim e ao Francisco Freitas, marcarmos o ritmo geral da prova durante os primeiros 45 minutos. A água estava um pouco mais fria (19º) do que tínhamos sentido durante os treinos no Algarve e em Tarifa, ainda assim não estava muito desconfortável. O vento e a ondulação eram praticamente inexistentes, a água de um límpido azul turquesa, resumindo, um dia ideal para a travessia.

Hora 2
Os segundos 45 minutos ficaram a cargo do Xico e do Paulo Sousa, e o terceiro segmento, este de 30 minutos, nadámos eu e o Xico na frente. A cadência continuou óptima e nas duas primeiras horas fizemos 8Km, a uma espectacular média de 4km/hora. Os abastecimentos eram rápidos e a orientação óptima, pois seguíamos praticamente a direito para o nosso destino a um ritmo excelente.

Hora 3
Mais ou menos a meio da terceira hora, começaram a fazer-se sentir correntes adversas, em direcção totalmente contrária à nossa. Felizmente a temperatura durante a maior parte do estreito (faixa central) era excelente e o vento permanecia fraco. Durante os primeiros 30 minutos o Paulo e o Xico foram na frente, e o segmento seguinte de 45 minutos fomos eu e o Xico, altura em que se sentia bastante a corrente a dificultar-nos a vida. Segundo o Patrõn António, a corrente adversa, nesta altura, chegou a ser de 2Km/hora. Assim, a média na terceira hora baixou inevitavelmente para cerca de 3Km/hora. Mas a nossa vontade continuava inabalável.

Hora 4
Nesta altura, eu já sentia o cansaço a chegar, com o Paulo na frente (a partir das 3:15) forçámos o ritmo um pouco mais, o que não correu muito bem, pois eu já estava muito desgastado para tal, e resultado disso, perto das 3:45, voltei a nadar ao lado do Xico a um ritmo mais calmo.

Hora 5
Marrocos já se via cada vez mais perto e aqui já todos sabíamos que íamos terminar em breve, nesta altura o Alexandre seguiu na frente, ajudando-me a terminar. Permanecemos todos juntos até ao fim, num grande exemplo de companheirismo no mar, algo que não se esquece. Finalmente, quatro horas e vinte e seis minutos após a partida, chegámos a Punta Cires, na costa Marroquina. Subimos a uma rocha marroquina apoiados uns nos outros e festejámos, em conjunto, o feito.


Equipa em Tarifa:
na água: Francisco Freitas (Pimpões), Manuel Silva (CFB), Alexandre Pereira (CFB), Paulo Sousa (O2).
nos barcos: Teresa Durão (alimentação), Sofia Pereira (imagens video e fotos), Daniela (imagens foto), António Freitas (imagens video).
em terra: Miguel Freitas e João (apoio moral)

Agradecimentos de Manuel Silva:
“Houve algumas pessoas que foram absolutamente fundamentais para que esta travessia tivesse sucesso. Em primeiro lugar os companheiros na água, Alex, Xico e Paulo; em segundo a Teresa que sempre me apoiou desde o primeiro dia, a minha Mãe e a minha Irmã, o Nuno Vicente que me convenceu que era possível e que apoiou até ao fim, a Elena Kraeva que foi a melhor treinadora do mundo ao longo de toda esta época, tornando um ano de treinos intensivos num desafio interessante e motivante, e todos os que passaram horas na piscina comigo: Eurico, Diogo, Vítor, Isabel, Joana, tal como também foi muito importante o apoio de todos os outros colegas de Belém, não esqueço o Miguel Arrobas que também ajudou na preparação, o Zé Esteves, amigo de longa data que apoiou incondicionalmente, não só com os suplementos alimentares mas sobretudo com a sua amizade, e entre outros amigos, Green, Guida e Pedro… os colegas de trabalho, João, Luísa, Anabela, e da faculdade, Luís e Inês, uma última palavra para os que estiveram presentes em Tarifa, Sofia, António, Miguel, João, Daniela... para todos vocês um grande e reconhecido abraço!”

Agradecimentos de Alexandre Pereira:
“Isto não foi só resultado duma época em que o principal objectivo era este. Foi também resultado dum conjunto de anos em que treinei e fui motivado para a natação e para o maravilhoso mundo das águas abertas. Nesse percurso não me posso esquecer de todos os meus companheiros de natação e amigos que treinam e treinaram comigo no Estádio Universitário. Tenho também que agradecer ao Pedro Brandão que me treinou durante muitos anos e que me aturou apesar de eu às vezes não respeitar todas as regras e tudo o que me dizem. Foi ele que me motivou para as águas abertas, para fazer pela primeira vez 10km em piscina e depois 15km no 1º challenge de Castelo de Bode. Acabei por ficar com o bichinho por estes desafios!! Durante esta época para além do Brandão, tenho também que agradecer ao Ricardo Dias que me deu a maior parte dos treinos e à Elena Kraeva que apesar de não me ter treinado muito directamente sempre me apoiou em tudo. Tenho também que agradecer ao Vicente e o Arrobas que com o exemplo e com os seus conselhos ajudaram e nos motivaram. Não esqueço os meus colegas e amigos do Belenenses que nos apoiaram imenso. O Pedro Militão que esteve sempre ao meu lado e também me motivou bastante para este desafio. Agradeço também a quem cuidou durante esta época do meu lado emocional! Não posso esquecer os meus pais que sofreram um bocado com esta loucura do filho e … mana, obrigado pela ajuda no local que foi preciosa!
Quero agradecer também à minha empresa: Critical Software por nos ter patrocinado e apoiado esta aventura. Claro que não me podia esquecer dos meus companheiros e amigos da aventura que foram mesmo fundamentais: Manuel , Xico e Paulo … lembro-me de estar a nadar no meio do estreito e pensar que grupo espectacular!
Manuel, podemos fazer tudo que quisermos, basta trabalhar para isso!”
ACTUALIZADO EM ( 06-SET-2010 )
ASSOCIAÇÃO CRUCE A NADO DEL ESTRECHO DE GIBRALTAR
BLOG DO MIGUEL ARROBAS
DESAFIO DE GIBRALTAR
clube de natação de torres Novas Portugal